História

O SINDIPETRO/SC (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina) nasceu em 30 de dezembro de 1977 pela iniciativa do revendedor Valdir José Damiano Lenzi. No início a entidade era uma associação patronal da categoria e abrangia apenas Joinville e cidades vizinhas.

Aos poucos a associação foi agregando sócios e somando vitórias, esse crescimento fez com que a instituição se transformasse em sindicato. Denominado inicialmente de SINDIPETROVILLE a entidade mantinha sede junto à ACIJ (Associação Empresarial de Joinville).

Lenzi foi eleito em agosto de 1978 o primeiro presidente da entidade, permanecendo à frente do sindicato por 15 anos. Em 1995, Luiz Antonio Amin foi eleito presidente, no mesmo ano ocorreu a mudança do nome da entidade, passando, então, a chamar-se SINDIPETRO/SC.

Amin ficou à frente da entidade por 16 anos, deixando a presidência em 2010 para a entrada de Lineu Barbosa Villar. Nesse ano deu-se início o desenvolvimento de um plano estratégico com o foco na ampliação dos serviços oferecidos aos associados, e uma reestruturação interna da entidade.

Em 2014, Robson de Souza foi eleito presidente do SINDIPETRO/SC, permanecendo até outubro do ano seguinte quando deixou a entidade para entrada de seu vice, Reinaldo Francisco Geraldi. Ao final de 2017, nova eleição trouxe ao cargo, mais uma vez, Luiz Antonio Amin, que assumiu a presidência no início de 2018.

Atualmente o SINDIPETRO/SC tem sua sede própria situada a rua Porto União, 606, no bairro Anita Garibaldi, em Joinville. E, conta com uma equipe de profissionais comprometidos com o interesse da categoria, prestando serviços nas mais diferentes áreas, além de oferecer parcerias exclusivas com benefícios aos seus associados.

Presidentes

Valdir José Damiano Lenzi

1978 – 1993


Luiz Antonio Amin

1994 – 2009


Lineu Barbosa Villar

2010 – 2013


Robson de Souza

2014 – 2015



Reinaldo Francisco Geraldi

2015 – 2017


Luiz Antonio Amin

2018 – Atual


Durante os anos de 2013 e 2016, o SINDIPETRO/SC levava, até os seus revendedores, notícias do setor através de informativos que eram enviados via Correio. A modernização mudou o modo de falar com seus associados, mas a história está preservada. Clique nas imagens e leia as edições completas.






X