SINDIPETRO/SC lança campanha para conscientizar consumidores nos postos de combustíveis

Itaú e Ipiranga lançam cartão de crédito que dá cashback e desconto em combustível
15 de março de 2019
Nota Fecombustíveis: Preços da gasolina nas refinarias sobem 27,8%
19 de março de 2019

Na semana em que se comemora o Dia do Consumidor (15/3), o SINDIPETRO/SC lança Campanha: “O problema não é o posto, é o Imposto” para conscientizar os clientes dos postos de combustíveis em Santa Catarina.

“O intuito de campanha é esclarecer a situação que os revendedores enfrentam atualmente diante do alto valor de impostos embutidos nos combustíveis, principalmente na Gasolina e o Diesel. Queremos mostrar que o dono do posto, diferente do que muitas pessoas pensam, não é o vilão”, esclarece o presidente da entidade Luiz Antonio Amin.

Atualmente mais de 43% do preço da gasolina comum é composto por impostos federal (PIS/Confins e Cide) e estadual (ICMS), pouco mais de 41% se dividem entre a refinaria e o valor do etanol adicionado ao combustível. Sobrando apenas 15,48% que ficam com a distribuidora e o posto.

Quando se trata do diesel o percentual varia um pouco, ficando a maioria, mais de 62% divididos entre o preço do diesel e o biocombustível, os impostos (federais e estaduais) ultrapassam os 21%, restando 16,37% para os dois últimos elos da cadeia: distribuidora e posto revendedor.

A campanha mostra ainda, que da pequena parcela destinada aos empresários nem tudo é lucro. É dessa porcentagem que saem o aluguel, salário dos funcionários, encargos sociais, água, energia, segurança, manutenção do empreendimento, taxas de cartão, entre outras despesas.

Os postos associados ao SINDIPETRO/SC receberão gratuitamente um kit com material de campanha contendo dois cartazes explicando a composição da gasolina e do diesel além de folhetos explicativos para distribuírem aos seus clientes.

* Os valores exibidos no material foram calculados com dados referentes a fevereiro de 2019 podemos variar em outros períodos e Estados.

Saiu na Mídia

12 de março de 2019