1º Ciclo de Seminários reúne revendedores de combustíveis em Lages e Joinville

Nota de Esclarecimento da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes
7 de novembro de 2018
Postos podem recuperar somas pagas indevidamente referentes ao PIS e COFINS
20 de novembro de 2018

1º Ciclo de Seminários reúne revendedores de combustíveis em Lages e Joinville

Presidente do SINDIPETRO/SC, Luiz Antonio Amin, conversa com os revendedores sobre a importância do revendedor estar atento as mudanças do mercado. Foto: Sindipetro/SC

Cerca de 100 pessoas entre revendedores e parceiros participaram dos dias 7 e 8 de novembro do 1º Ciclo de Seminários da Revenda Catarinense de Combustíveis nas cidades de Lages e Joinville respectivamente. O evento foi realizado pelo SINDIPETRO/SC e aconteceu na Associação Empresarial de Lages e na sede da entidade, em Joinville.

Durante aproximadamente 4 horas, Alex Carneiro apresentou, aos revendedores uma explanação sobre gestão moderna em postos de combustíveis, aspectos éticos e legais, aplicações práticas no mercado de gasolina, etanol, diesel e lubrificantes. Com quase 40 anos de experiência em marketing de vendas o palestrante, ressaltou, também, a importância dos diferenciais para atrair e fidelizar clientes.

Em Lages, Gabriel Wuff, vice-presidente do SINDIPETRO/SC conversa com revendedores na Associação Empresarial da cidade. Foto: Sindipetro/SC

Para o presidente do SINDIPETRO/SC, Luiz Antonio Amin, eventos como esses são importantes para manter o revendedor atualizado ao mercado. “Os empresários precisam compreender que o mercado está em constante mudança, por isso, é importante oferecer algo mais além do preço atrativo. O posto de combustíveis não é mais apenas um local onde o consumidor vai para abastecer, ele também procura outros serviços”.

O evento foi gratuito e aberto aos postos de combustíveis de Santa Catarina. Após o evento os presentes participaram de uma confraternização e um coquetel.

Revendedores aprovaram o evento

No mercado de revenda de combustíveis desde 2009, Reinaldo Francisco Geraldi, proprietário do Posto Hemerocallis, em Joinville, foi um dos participantes do 1º Ciclo de Seminários, em Joinville. Para ele, a revenda está passando por frequentes mudanças e para acompanhar essa evolução é preciso estar em constantes atualizações.

“Não podemos mais ficar apenas focados em abastecer veículos e esquecer que existe concorrência, pois ela também está mudando. Hoje o meu concorrente não é apenas o posto mais próximo, outras atividades como hipermercados, conveniências independentes, restaurantes, cafeterias, entre outras também se tornaram concorrentes diretos. Por isso, são importantes essas atualizações, não é só o mercado que muda é preciso estar atento também as mudanças do consumidor”, ressalta.

O palestrando Alex Carneiro tem quase 40 anos de experiência em marketing de vendas, sendo 35 deles no setor de combustíveis e lubrificantes. Foto: Sindipetro/SC

A menos tempo no ramo de combustíveis, o casal José César Melo e Francine Vignotto Melo, donos do posto Glória, de Joinville, também aproveitaram o evento para adquirir conhecimento e pensar a concorrência de outra maneira.

“O evento foi super agregador, uma vez que o cenário atual é bastante diferente de anos atrás, onde a volatilidade tornou-se mais presente no nosso setor, e a fidelização de cliente ficou ainda mais difícil dado à soma de opções presentes para os clientes. Saber competir de forma positiva é essencial não somente para o revendedor mas para o mercado, colocando menos risco para a geração de postos de trabalho. Como toda negociação, nem sempre é o preço em si que conta, e estarmos cientes disso, é o que nos posicionará à frente daqui em diante”, comentou José Melo.

O 1º Ciclo de Seminários da Revenda Catarinense de Combustíveis contou com o patrocínio da Agricopel e apoio das empresas Ipiranga, Shell, Shell Helix Centro de Serviços, I2GO, F.Botega Contabilidade, Lothus, Club Petro, Mann Filter e Wayne.