A importância de manter seu posto de combustível um lugar seguro

ANP divulga balanço da fiscalização do abastecimento de 2017
13 de março de 2018
Substituição Tributária passa a valer no dia 1º de abril em Santa Catarina
15 de março de 2018

A importância de manter seu posto de combustível um lugar seguro

Compartilhar:

Por ser considerado um local de risco, é de extrema importância que alguns cuidados sejam tomados para evitar qualquer tipo de acidente em um posto de combustível. Manter o local seguro garante a qualidade de vida de seus funcionários, clientes e a sua.

 

O uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) é uma das maneiras, mas só isso não basta, é preciso que outros métodos de segurança do trabalho sejam implantados, garantindo o bom funcionamento do seu negócio.  Vamos conhecer?

Treine seus funcionários

O respeito às normas de segurança só acontecerá se você tiver uma equipe bem treinada. O uso correto do extintor de incêndio fará toda a diferença em um caso de emergência. Oferecer treinamentos de segurança periódicos é a única maneira de reciclar o aprendizado necessário para o correto manuseio de equipamentos, uso adequado dos uniformes, comportamentos, além de questões que dependem de conhecimentos específicos sobre segurança.

Lembre seus colaboradores que o uso dos EPI e EPC (Equipamento de Proteção Coletivo) não é apenas formalidade. Por se tratar de um local onde existe contato direto com substâncias tóxicas e inflamáveis, o uso de macacões impermeáveis, máscaras, calçados e luvas apropriadas garante a segurança pessoal de cada funcionário.

Além disso, conforme previsto em Lei, um posto de combustível seguro possui placas de sinalização e kit de primeiro socorros, assim como outros equipamentos que ajudam na proteção coletiva. Lembre-se ainda de verificar a data de validade dos extintores de incêndio e se estão todos em boas condições de uso.

Informação e prevenção nunca são demais

Mesmo que a maioria das pessoas saiba que um posto de combustível é cheio de riscos, alertar os clientes de diferentes maneiras, nunca é demais. Por isso, colocar alertas visuais próximos a bombas de combustível, por exemplo, é uma das maneiras de garantir a segurança de todos que circulam pelo local.

Priorize as placas de “proibido fumar” e “desligue o celular”, entre outros avisos, elas devem ser colocadas nos lugares de maior risco, alertando para a presença de eletricidade, elementos inflamáveis, piso molhado, etc.

Outra maneira de garantir que seu posto seja um local seguro é realizar inspeções regulares no local. Elas ajudam a identificar problemas na segurança de um posto, envolvendo a capacitação dos colaboradores, qualidade do combustível, planos de prevenção, análises de risco, manutenções e outras medidas que auxiliam na fiscalização.

Fazer inspeções regularmente é uma obrigação, os procedimentos precisam ser documentados, além de respeitar prazos e checar responsabilidades previamente estabelecidas. A medida evita problemas futuros.

Não coloque a vida de seus colaboradores e clientes em risco, mantenha seu posto um local seguro.

Fale conosco
X