Adição de 10% de biodiesel ao óleo diesel entra em vigor no dia 1º

Gasolina formulada atende padrões, afirma ANP
20 de fevereiro de 2018
Formação de preços dos combustíveis no Brasil
22 de fevereiro de 2018

Adição de 10% de biodiesel ao óleo diesel entra em vigor no dia 1º

A partir do dia 1º de março entrará em vigor a resolução nº 23 de novembro do ano passado, que torna obrigatória a adição de 10% de biodiesel (B10) ao óleo diesel vendido ao consumidor final. A mistura contemplará os combustíveis: Diesel S10 e S500.

A Lei sancionada em 2016 aumentou gradativamente a percentual do biodiesel, anteriormente eram adicionados 7%, passando para 8% e alcançando 10% a partir do próximo mês. A medida autoriza, casos testes validem a utilização dessa mistura em veículos e motores, o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) a elevar o percentual para 15%.

Segundo a Abiove (Associação Brasileira Indústrias Óleos Vegetais) com a alteração, a demanda passará para quase 6 bilhões de litros de combustível vindo de fontes renováveis, sendo 80% originário da soja. Isso representa uma necessidade de produzir cerca de 4 milhões de toneladas de óleo de soja bruto, somente para atender a produção de diesel brasileira neste ano. Além dos ganhos ambientais, estima-se uma economia em divisas na ordem de U$ 2,2 bilhões. Pois, embora o biodiesel possa ser obtido de diversas espécies vegetais, nenhuma tem condições de produção em grande escala com eficiência igual a sojicultura.

Com informações de: Nova Fronteira/BA