ANP quer checar diariamente estoques de biocombustíveis e derivados do petróleo

Conselho do governo e de estados decide ‘congelar’ ICMS sobre combustíveis por 90 dias
29 de outubro de 2021
CVM abre processo envolvendo Petrobras após declaração de Bolsonaro sobre privatização
29 de outubro de 2021

ANP quer checar diariamente estoques de biocombustíveis e derivados do petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) pretende passar a monitorar os estoques de combustíveis (e gás de cozinha) em toda cadeia antes que cheguem às bombas.

A proposta da nova medida, que agora vai a consulta pública para apreciação e sugestões do mercado, é ter um levantamento diário que a ajude a identificar antecipadamente situações de risco.

No atual momento, por exemplo, a safra de cana com quebra e finalização antecipada acende uma luz de alerta, na medida que o etanol hidratado já vinha com produção limitada e terá pela frente uma entressafra mais longa e estoques muito justos.

Também, recentemente, a Petrobras (PETR4) avisou que entregaria menos gasolina para algumas distribuidoras em novembro, sob argumento de que os pedidos estavam “atipicamente acima”, e foi advertida pelo setor do risco de desabastecimento.

Do acompanhamento diário, os segmentos produtor, de armazenamento e de distribuição fariam um escrutínio de seus inventários, conforme regras que ainda serão debatidas.

Fonte – https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/anp-quer-checar-diariamente-estoques-de-biocombustiveis-e-derivados-do-petroleo/248078

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DO ESTADO DE SANTA CATARINA – SINDIPETRO/SC