Aprovado projeto que bane uso de canudos de plástico em Santa Catarina

Atualização PAF-ECF não permite cancelamento do Cupom Fiscal de combustíveis
16 de abril de 2019
Bloco X, PAF-ECF e ICMS ST são alguns dos assuntos da 5ª edição do Sindipetro Notícias
22 de abril de 2019

Aprovado projeto que bane uso de canudos de plástico em Santa Catarina

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou na terça-feira (16) o projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais de Santa Catarina a usarem canudos fabricados com produtos biodegradáveis ou similares em substituição aos descartáveis de material plástico.

Caso seja sancionada pelo governador Carlos Moisés, a iniciativa atinge hotéis, clubes, padarias, bares, lanchonetes e vendedores ambulantes de bebidas, e entrará em vigor 365 dias após a sua publicação. Ela também proíbe que o estabelecimento ofereça ou disponibilize espontaneamente, só fornecendo caso seja solicitado pelo consumidor.

A proposta recebeu os votos contrários dos deputados Bruno Souza (PSB) e Jessé Lopes (PSL), e a abstenção da deputada Ana Campagnolo (PSL). Segundo o autor, o texto foi feito em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e o setor de material plástico do Estado.

A ideia é oferecer ao consumidor alternativas ambientalmente sustentáveis aos canudos convencionais de plásticos, evitando o uso desse tipo de produto que se transformou em um problema ambiental.

Fonte: Diário Catarinense