Bolsonaro diz que ICMS dos Estados e Revendedor final são culpados pela elevação dos preços do Gás e da Gasolina

Etanol fica mais caro em todo o País
20 de julho de 2021
Petrobras recebe indicações do Governo para Conselho
21 de julho de 2021

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta terça-feira (20), que os impostos cobrados pelos estados e o lucro do revendedor são os principais fatores que estão elevando os valores do gás de cozinha e dos combustíveis no Brasil. (Ouça a íntegra da entrevista)

Bolsonaro disse que não há imposto federal no gás de cozinha e que o preço está alto devido ao imposto cobrado pelos estados.

“O botijão sai das refinarias por R$ 44, sem nenhum real de imposto federal. É zero. Não sou eu que estou metendo a mão no bolso do pobre. É o ICMS de cada estado. Além disso, se cobra alto pelo transporte e há um grande lucro da ponta do revendedor”.

Sobre o preço dos combustíveis, Bolsonaro voltou a citar o preço do ICMS como fator preponderante para o alto valor cobrado. “Na gasolina, o imposto federal é de R$ 0,70 e da refinaria é R$ 1,90, mas em alguns estados o ICMS é de R$ 2 e o revendedor também tem grandes lucros. Quero fixar um valor para ICMS no Brasil todo”.

FRETE

Bolsonaro ainda disse que o transporte dos combustíveis está muito caro. Segundo ele, para amenizar estes valores é necessário acabar com o monopólio do transporte deste tipo de carga, e que ele vai tentar fazer isto.

Fonte – https://www.itatiaia.com.br/noticia/bolsonaro-diz-que-icms-dos-estados-e-revendedor-final-sao-culpados-pela-elevacao-dos-precos-do-gas-e-da-gasolina

Declaração do Presidente da Fecombustíveis Paulo Miranda Soares, referente a alegação do Presidente Jair Bolsonaro, de que a culpa pela elevação dos preços do gás e da gasolina, seria dos Revendedores e do ICMS dos Estados.

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DO ESTADO DE SANTA CATARINA – SINDIPETRO/SC