Calendário Promocional

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Calendário Promocional

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calendárioAs vendas em lojas de conveniências têm crescido gradativamente a cada ano. A procura por espaços que possam facilitar e aproveitar a escassez do tempo está cada vez maior, fazendo com que o lojista se atente em descobrir qual o mix de produtos que o cliente deseja encontrar.

O revendedor deve ter por hábito anotar mensalmente ou quinzenalmente o faturamento, o ticket médio, a quantidade aproximada de pessoas que frequentam o estabelecimento e observar quais os meses fortes e fracos de venda, observando os pontos negativos para tomada de ações, onde veremos então a importância de desenvolvermos um calendário promocional.

Mas o que é um calendário promocional? Um calendário promocional é o planejamento das ações de promoção, merchandising e propagandas feitas pela loja durante o ano, atendendo os clientes fora das datas comemorativas do calendário tradicional.

As datas comemorativas chamam a atenção dos consumidores  facilmente, pois são de impulso as vendas e todos os estabelecimentos comerciais estão focados nelas, como o Dia dos pais, Dia das mães, Dia das crianças, Páscoa, Natal etc., dificultando, assim, um bom resultado. Porém, ao trabalhar nas datas do calendário promocional, praticamente temos ações exclusivas, como o aniversário do posto, semana da cerveja, festival de chocolates, quinzena de ofertas, promoção-relâmpago, etc.

Bom lembrar que devemos planejar esse calendário com antecedência de pelo menos quinze dias, pois ações atropeladas podem não trazer retorno. Outra dica importante em ações promocionais é o cuidado com a distribuição de brindes; devemos informar com precisão o brinde que o cliente vai receber, evitando equívocos. Lembrando que as promoções em que sejam necessários cupons, estes tenham o mínimo possível de campos para preenchimento (nome, endereço, telefone), a praticidade ajuda como ponto positivo.

Cada metro quadrado da loja tem um custo, então aproveite o máximo possível o espaço para a exposição dos produtos que estarão na ação promocional, peça ajuda ao representante do produto, pois certamente ele tem material de merchandising à disposição para sua melhor divulgação ou, quem sabe, até disponibilizar uma promotora para ajudar nas vendas. Mãos à obra e bom trabalho!

cerveja-artesanal
Festival-do-Chocolate semana-do-pão-de-quijo


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