Canaletas de contenção

10 de dezembro de 2014

Canaletas de contenção

Luiz Falat – Gerente da Briopreserve

Dando continuidade às nossas conversas sobre mecanismos de controle ambiental instalados nos postos de combustíveis, neste texto teceremos considerações importantes acerca das canaletas de contenção.

A revenda costuma dar pouca atenção a esse mecanismo, no entanto ele desempenha relevante papel para preservação ambiental no empreendimento. São as canaletas de contenção que impedem que os efluentes originários da pista de abastecimento, área de tancagem, troca de óleo e lavação, ultrapassem os limites dos pisos de concreto impermeável, que podem causar degradação ambiental/contaminação através de sua absorção pelo solo.

Imprescindível é a realização da manutenção periódica desses condutores metálicos, uma vez que, devido ao fluxo de veículos e caminhões, sofrem intensa carga em sua estrutura. Neste sentido, devemos observar rotineiramente se os mesmos apresentam-se deteriorados (amassados, tortos), ou dotados de fissuras nas áreas laterais internas, fatores que comprometeriam o direcionamento dos efluentes para a caixa separadora.

2987

A manutenção deve contar ainda com a limpeza básica das estruturas, retirando o lixo, a areia e as demais sujidades depositadas junto às mesmas.

É necessário ainda observar se as tubulações posteriores às canaletas, que dão vazão aos efluentes e direcionam os mesmos para a caixa separadora, estão desobstruídas; em caso contrário, as canaletas transbordarão, ocorrendo o transpasse dos efluentes contaminados. A utilização de peneiras junto às perfurações de absorção dos efluentes é de extrema utilidade, pois, além de facilitar a coleta das sujidades, impedem o entupimento da tubulação de direcionamento.

Recomendamos realizar quinzenalmente um teste de vazão, com corante atóxico, verificando, assim, o estado em que se encontra a drenagem dos respectivos efluentes.

DICA IMPORTANTE:

2983  CANALETA-2

Comumente verificamos colaboradores lavando/limpando a pista de abastecimento. No procedimento, despeja-se a água na superfície da pista, removendo-a posteriormente com o rodo. Devemos estar atentos para o fato de que, ao empurrar o rodo com violência, a água contaminada depositada sobre a pista de abastecimento ultrapassará os limites da canaleta de contenção, sendo absorvida pelas áreas adjacentes, ficando o solo do entorno passível de contaminação ambiental.

canaleta-base