Cartilha auxilia na implantação da acessibilidade em postos de combustíveis

Preço do diesel seguirá mercado internacional a cada 30 dias neste ano
17 de agosto de 2018

Cartilha auxilia na implantação da acessibilidade em postos de combustíveis

Assim como os demais estabelecimentos públicos e privados, postos de combustíveis também precisam se adequar as leis de acessibilidade para atender ao público. Em Joinville, a obtenção do alvará da Polícia Civil está diretamente ligada a implantação das adequações nas áreas comuns do pátio e da loja de conveniência.

Apesar de parecer simples, o SINDIPETRO/SC tomou conhecimento, através de revendedores e do próprio setor de fiscalização da polícia, que alguns estabelecimentos encontram, ainda, dificuldades para realizar as adequações.

Por isso, com o intuito de auxiliar engenheiros, arquitetos e demais profissionais responsáveis pela elaboração do laudo técnico de acessibilidade nos postos de combustíveis associados ao sindicato, o SINDIPETRO/SC em parceria com a empresa Ecoprotech – Engenharia Ambiental e Segurança do Trabalho, desenvolveu uma cartilha sobre o assunto.

Com aprovação da Polícia Civil, o material foi desenvolvido levando em conta as áreas encontradas nos estabelecimentos como calçadas, estacionamento, áreas de circulação, rampas, escadas, banheiros, móveis, entre outros. Contém, ainda, modelos com informações e dados para cumprimento dos itens com mais dificuldades de implantação.

Segundo Edson Taborda do setor de fiscalização da Policia Civil, nem sempre é possível adequar todo o estabelecimento conforme prevê a norma, porém: “o profissional responsável deve justificar os motivos pelas quais a implantação não ocorreu”, explica.

A Cartilha sobre Acessibilidade em Postos Revendedores de Combustíveis está à disposição dos postos associados ao SINDIPETRO/SC. Para ter acesso basta solicitar o documento através do e-mail: comunicacao@sindipetro.com.br.

Sinalização é um dos principais pontos cobrados

Sinalizar as vagas de estacionamento, tanto para idosos quanto deficientes, banheiros e balcão exclusivo é uma das obrigatoriedades da Norma. A sinalização e destinação dos espaços exclusivos visa garantir que todas as pessoas, independente da sua dificuldade, tenham atendimento.

As vagas de estacionamento devem respeitar, também, o que diz as Resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), quanto ao tamanho, modelo e demais itens.

Para facilitar o cumprimento correto da determinação, o SINDIPETRO/SC disponibiliza a pronta entrega as placas confeccionadas conforme a resolução. Nossa gama de produtos conta com placas para banheiros e sinalização do balcão, além de outros itens.

Solicite o checklist completo de placas e adesivos através de um dos nossos canais de comunicação:

E-mail: administrativo@sindipetro.com.br

WhatsApp: (47) 9 8847-9520