CNPE oficializa redução da mistura de Biodiesel

Mandato do Biodiesel gera divergências
13 de abril de 2021
Petrobras aumenta preço de Gasolina e Diesel às vésperas de mudança no comando
15 de abril de 2021

CNPE oficializa redução da mistura de Biodiesel

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou nesta terça (13) a Resolução n° 04/2021 que estabelece a redução da mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel de 13% (B13) para 10% (B10) “como de interesse da Política Energética Nacional”.

A redução é válida para o 79º Leilão de Biodiesel, realizado para abastecer o mercado nos meses de maio e junho.

O governo já havia anunciado na sexta (9) que a mistura obrigatória do biocombustível voltaria para o B10, em meio à escalada de preços do produto, que é influenciado pelo óleo de soja – sua principal matéria-prima.

O Leilão, promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), estava interrompido desde o início da semana passada. Ontem (13), a ANP anunciou a retomada do certame, condicionando a homologação do resultado à publicação da resolução do CNPE.

O presidente da Ubrabio (associação do setor de biodiesel), Juan Diego Ferrés, criticou a decisão, para ele o mandato de biodiesel tem o papel de garantir uma trajetória de sustentabilidade e não de regular preço.

“Se nós formos considerar a mistura obrigatória [de biodiesel] como um regulador de preço – se o preço do biodiesel aumenta, diminui a mistura, e se o preço cai, aumenta a mistura – é a negação total da política de sustentabilidade do mandato de mistura. A mistura obrigatória vem para garantir uma trajetória de sustentabilidade, de preservação do clima. O país assumiu que faria isso no Acordo de Paris e isso não está sendo cumprido. Mas também nem enxergo que seja cumprido, se alguém enxerga o biodiesel como regulador de preço”, comentou.

Fonte – https://epbr.com.br/cnpe-formaliza-reducao-da-mistura-de-biodiesel/

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DO ESTADO DE SANTA CATARINA – SINDIPETRO/SC