Curso da Cipa é obrigatório e deve estar no e-Social, SINDIPETRO/SC oferece treinamento

Confira o que é destaque no setor na 9ª Edição do SINDIPETRO Notícias
18 de junho de 2019
Substituição dos termômetros nos postos deve ocorrer até agosto de 2019
21 de junho de 2019

Exigido pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, mais conhecida como Cipa tem o objetivo de ajudar na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, preservando a vida e contribuindo para a saúde dos colaboradores da empresa.

A Cipa, segundo a legislação brasileira, é constituída por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores em números iguais. O treinamento é obrigatório e deve ser renovado anualmente (NR 05.6.2).

Todos os estabelecimentos devem formar uma comissão e mantê-la funcionando regularmente. A regra vale para empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgão da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que possuem empregados.

Apesar da obrigatoriedade, algumas empresas ignoram a formação da Comissão. Entretanto, com a chegada do e-Social a fiscalização se tornou mais simples, visto que as regularidades de medicina e saúde ocupacional, incluindo os treinamentos, precisam estar em dia para que o e-Social disponibilize os arquivos XML exigidos pela Lei.

Para evitar que os postos de combustíveis sejam autuados, o SINDIPETRO/SC passou a oferecer, em 2019, o curso para a Cipa. No treinamento o trabalhador vai receber orientações sobre segurança no ambiente de trabalho, acidentes rotineiros, doenças sexualmente transmissíveis, primeiros socorros, tabagismo, conforme determina o Ministério do Trabalho.

No dia 24 de junho, em Joinville, inicia o primeiro treinamento. Serão quatro horas diárias, as aulas acontecerão na sede do SINDIPETRO/SC, rua Porto União, 606, Anita Garibaldi. As inscrições podem ser feitas através do telefone (47) 3433-0932, WhatsApp (47) 9 8847-9520 ou e-mail: atendimentoassociado@sindipetro.com.br

O que é a Cipa?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes surgiu a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Com a chegada das máquinas nas empresas e do aumento do número de acidentes e lesões, observou-se a necessidade da criação de grupo que pudesse apresentar sugestões para corrigir possíveis riscos de acidentes no trabalho.

No Brasil a Cipa nasceu em 1944, mais precisamente no dia 10 de novembro, durante o governo Getúlio Vargas. A comissão foi o primeiro passo para a implantação da Segurança do Trabalho no País.

O modelo adotado pelas empresas brasileiras foi criado a partir do utilizado nas empresas estrangeiras que atuavam no Brasil, entre elas, a companhia de geração e distribuição de energia elétrica Light and Power, com atuação em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em 1953, a Portaria Nº 155, regulamentou as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes. De forma criativa e participativa a Cipa deve opinar na forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições, visando à humanização e consequente essa melhoria.