Distribuidora avalia novo Posicionamento Estratégico para longo prazo

80º Leilão de Biodiesel da ANP negocia 1,10 bilhão de litros
29 de junho de 2021

Distribuidora avalia novo Posicionamento Estratégico para longo prazo

A mudança na base de acionistas da BR, com a saída definitiva da Petrobras do capital da companhia, ocorre num momento em que a distribuidora traça um reposicionamento para o longo prazo. A expectativa da empresa é divulgar o novo plano estratégico no início do segundo semestre, mirando as oportunidades de negócios geradas pela transição energética para uma economia de baixo carbono.

A BR é, hoje, uma empresa ainda muito dependente do tradicional segmento de rede de postos e quer aumentar a presença em outras áreas, como a comercialização de energia elétrica, gás natural e etanol. A empresa já tem uma base de 18,5 mil clientes corporativos e quer se valer de sua proximidade no segmento B2B para oferecer novos produtos para além dos derivados de petróleo.

Para liderar esse novo momento, a BR trouxe para a presidência Wilson Ferreira Jr.. O executivo assumiu a companhia em março e traz, na bagagem, décadas de experiência no setor elétrico, segmento onde atuou no comando da CPFL e, mais recentemente, da Eletrobras.

A BR Distribuidora deu seus primeiros passos nesse processo de reposicionamento ao comprar a comercializadora de energia elétrica Targus. A companhia busca novas oportunidades de aquisição de ativos.
No setor de gás, a BR criou uma comercializadora, para atuar na área, e já sinalizou o interesse de entrar no negócio de distribuição de gás natural liquefeito (GNL). No ano passado, a empresa chegou a abrir negociações com a Golar Power – vendida neste ano para a New Fortress Energy – para formação de uma parceria no segmento.

Para sustentar o novo plano estratégico, a companhia aumentou neste ano o seu teto de alavancagem, medida pela relação dívida líquida/Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), dos atuais 1,2 vez para até 2,5 vezes. Isso dá à companhia uma capacidade de endividamento adicional de R$ 5,8 bilhões, aumentando seu poder de fogo no mercado.

A BR também planeja crescer no segmento de conveniência. A empresa fechou acordo para formação de uma joint venture com a Lojas Americanas, para acelerar o crescimento no setor.A transação inclui desembolso pela Lojas Americanas de até R$ 305 milhões – incluindo aporte de até R$ 252 milhões e pagamento de até R$ 53 milhões de parcela variável à BR, dependendo do cumprimento de metas. A distribuidora de combustíveis possui, hoje, cerca de 1,2 mil lojasBR Mania, operadas por franqueados, mas enxerga potencial de instalar mais mil unidades em cinco anos.

Pelos termos do acordo, a marca BR Mania será mantida nas lojas dos postos, enquanto as lojas fora de postos de combustíveis utilizarão a marca Local, da Americanas – que conta, hoje, com 55 lojas do tipo, com operação própria.

Fonte – https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/distribuidora-avalia-novo-posicionamento-estrategico-para-longo-prazo/246865

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DO ESTADO DE SANTA CATARINA – SINDIPETRO/SC