Distribuidoras selecionam 11 Supridores de Gás no Centro-Sul

Petrobras reduz preços da Gasolina em mais de 2%; Diesel será mantido
14 de junho de 2021
Cai o volume de biodiesel vendido em leilão da ANP
17 de junho de 2021

Distribuidoras selecionam 11 Supridores de Gás no Centro-Sul

Compartilhar:

As distribuidoras de gás canalizado do Centro-Sul do país selecionaram Shell, Petrobras, GasBridge, Trafigura, EBrasil, Compass, New Fortress, Nimofast, CRVR, Cocal e Tradener como supridores para seguirem na etapa de negociação da Chamada Pública Coordenada (CP22). A chamada pública para compra de gás recebeu mais de 130 propostas e selecionou 11 dos 13 potenciais supridores participantes.

No total, o potencial de contratação supera 6 milhões de m³/dia.

Segundo nota conjunta da MSGÁS, GasBrasiliano, Compagas, SCGÁS e Sulgás, o objetivo é que, ao longo do segundo semestre, as distribuidoras celebrem novos contratos de suprimento, contemplando períodos de fornecimento de gás natural já a partir de 2022.

“Nosso objetivo com a chamada pública entre as distribuidoras do Centro-Sul é ter novas condições de fornecimento que possibilitem o desenvolvimento do mercado, com a diversificação de agentes supridores, e que melhor atenda às necessidades dos nossos consumidores, chegando a um gás com preço mais competitivo”, diz Rafael Lamastra Jr, presidente do Conselho de Administração da Abegás e diretor-presidente da Compagas.

Esta é a segunda chamada pública realizada pela distribuidoras do Centro-Sul. A primeira acabou contratando apenas com a Petrobras.

YPFB, Shell, Petrobras, Total, Golar e Repsol foram selecionadas para ir até a terceira etapa da primeira chamada pública, com previsão de aquisição de 10 milhões de m3/dia feita, mas não conseguiram fechar contratos.

As distribuidoras defendem ajustes no atual modelo regulatório e alinhamento de cronogramas de contratação de fornecimento junto às distribuidoras e de capacidade de transporte junto às transportadoras.

“O grande número de participantes demonstra que hoje o gargalo para aumentar o uso de gás natural e estimular a economia da região se dá na questão do transporte. É mister que se busque alternativas para solucionar esta limitação”, destaca Carlos Camargo de Colón, diretor-presidente da Sulgás.

 

Fonte – https://epbr.com.br/distribuidoras-selecionam-11-supridores-de-gas-no-centro-sul/

 

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DO ESTADO DE SANTA CATARINA – SINDIPETRO/SC

Fale conosco
X