Em vigor novas regras da Anvisa para cigarro

SINDIPETRO/SC participa de audiência, em Brasília, sobre a situação dos preços dos combustíveis no Brasil
16 de maio de 2018
SINDIPETRO/SC oferece cursos obrigatórios sobre benzeno
22 de maio de 2018

Em vigor novas regras da Anvisa para cigarro

A partir de maio, fica proibido o uso de cartazes, pôsteres e painéis com luz que dão destaque aos produtos, com recursos como sonorização e movimento.

Agora em maio, entram em vigor, parcialmente, as novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a venda de cigarros em lojas de conveniência e demais estabelecimentos que comercializam derivados do tabaco.

Embora a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 213/2018 passe a valer plenamente a partir de 25 de maio de 2020, já a partir deste mês, fica proibido o uso de cartazes, pôsteres e painéis com luz que dão destaque aos produtos, com recursos como sonorização e movimento.

Já as tabelas de preço deverão conter somente os nomes das marcas dos produtos, das empresas fabricantes ou importadoras e os valores de revenda.

Segundo o texto, é vedada a propaganda de qualquer produto fumígeno derivado do tabaco. A apresentação dos produtos deve ser feita em expositores ou mostruários afixados na parte interna do local de venda, desde que acompanhados das advertências sanitárias, da mensagem de proibição de venda a menor de 18 anos e das respectivas tabelas de preços.

A resolução proíbe, ainda, a partir deste ano, o condicionamento da venda de produtos para fumar, como cinzeiros ou isqueiros, à compra de tabaco ou derivados; a comercialização pela internet de produtos fumígenos e a distribuição de brindes ou amostras  grátis.

Outras datas

2019

Os pontos de venda deverão seguir também novas advertências sanitárias sobre os riscos decorrentes do uso do tabaco a partir de 2019. Até o dia 25 de maio de 2019 deverão ser colocados nos estabelecimentos avisos como: ‘Você envelhece’, ‘Você sofre’, ‘Você morre’, ‘Perigo: Produto tóxico’ e também o aviso de proibição de venda ao menor de 18 anos, no mesmo conjunto gráfico de exposição ao consumidor.

É proibida a cobertura – mesmo que parcial – da visualização das advertências sanitárias e da mensagem destinada aos menores de idade.

2020

A resolução da Anvisa determina para 25 de maio de 2020 que os cigarros fiquem apenas na parte interna dos estabelecimentos e devam ser expostos o mais distante possível de balas, gomas de mascar, bombons, chocolates e brinquedos, de modo a não facilitar a visibilidade por crianças e adolescentes.

A advogada Carolina Dutra, do Sindicombustíveis Resan, entende que esta é uma regra que deve ser observada desde já.

Penalidades

O não cumprimento desta Resolução constitui infração sanitária, sujeitando os infratores às penalidades de advertência e multa, sem prejuízo das responsabilidades civil e penal.

Fonte: Resan