Encontro reúne revendedores no Planalto Norte

Sindipetro busca informações sobre licenciamentos ambientais na Fatma, em Joinville
12 de setembro de 2017
Sindipetro recebe homenagem na Associação Empresarial de Joinville
19 de setembro de 2017

Encontro reúne revendedores no Planalto Norte

Revendedores de combustíveis de Mafra, Papanduva, Canoinhas, Itaiópolis, Três Barras e Bela Vista do Toldo, se reuniram na tarde de quinta-feira, 14 de setembro, no Hotel Susin, para tratar sobre assuntos de interesse do setor.

O encontro foi promovido pelo Sindipetro e contou com a presença o assessor jurídico, Alam Mafra, da engenheira ambiental e de segurança do trabalho, Daniela Fachini e do assessor de campo, Yuri Roberto da Silva.

Em pauta, o novo cronograma de implantação do MVC (Medidor Volumétrico de Combustíveis), Lei Estadual 17171, Nova Lei Trabalhista, além de questões relacionadas à área ambiental e de segurança do trabalho.

MVC tem novos prazos para instalação (confira a tabela completa)

Um dos assuntos que mais levantou dúvidas foi a Lei 17171 que está em vigor desde o dia 6 de setembro deste ano. Segundo o texto, os postos de combustíveis são obrigados a informarem aos seus consumidores se a gasolina comercializada no estabelecimento é refinada ou reformulada. A revendedora Débora Reinert, do Posto Pwiedade, de Canoinhas questionou: “Mas quem informa se a gasolina é formulada ou refinada?”

Engenheira ambiental, Daniela Fachini e assessor jurídico, Alam Mafra falam sobre a implantação do MVC em Santa Catarina

O assessor Alam Mafra explicou que não existe como comprovar o tipo de combustível entregue pelas distribuidoras ao revendedor, e que conforme a própria ANP, órgão responsável pela fiscalização, toda gasolina comercializada passa por algum tipo de formulação (vide documento).

Mafra comentou, ainda, que a Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes), em parceria com os sindicatos do Brasil, está tramitando junto a ANP um pedido para que o órgão busque uma solução para especificar a diferença e a qualidade da gasolina.

O encontro em Mafra teve duração de pouco mais de duas horas, após o término, os revendedores tiveram a oportunidade de conversar individualmente com os representantes do sindicato para tratar sobre assuntos pontuais. Essa é a 13ª reunião promovida pelo Sindipetro com revendedores de combustíveis de diferentes cidades do Estado.