Por Claudia Regina Weber Almada
Segundo critério do SEGS – Estratégias e Planos têm por objetivo avaliar o processo de formulação e implementação das estratégias, por meio da definição de objetivos estratégicos e indicadores, estabelecimento de metas, desdobramento dos planos de ação e acompanhamento da realização das etapas previstas.
Pode ser considerado como uma das principais preocupações empresariais o desenvolvimento de um bom planejamento estratégico, pois diante da complexidade no cenário empresarial, turbulências e incertezas, os líderes estão buscando o auxilio dessa ferramenta para melhorar o desempenho no processo gerencial.
Para a elaboração e a implementação do planejamento estratégico das empresas faz-se necessário o papel do líder no ato de planejar para toda e qualquer organização, além da busca por melhorias, que não pode ser realizada de acordo com o momento, sem um estudo prévio e conhecimentos teóricos necessários para melhorar sua aplicação, pois o comportamento humano tem participação direta na administração estratégica e o líder tende a considerar suas experiências passadas. Por isso o planejamento é mais essencial ainda, pois ele auxilia essas empresas a utilizarem melhor suas capacidades e minimizar a perda de energia em atividades que não dirigem para o caminho correto. Mas somente será efetivo, com a participação de toda a liderança e o comprometimento de toda uma equipe, empregados, supervisores e a média gerência devem estar familiarizados com a administração estratégica, essa apreciação ajuda-os a manter suas atividades de trabalho mais próximas da administração da organização, aumentando, desse modo, o desempenho no trabalho e as atividades tornam-se mais eficazes.
O que pode determinar grande parte do sucesso de uma administração é a capacidade de adaptação às mudanças de ambiente, antecipando-se aos seus concorrentes. Na estrutura de planejamento estratégico sugerida por Chiavenato; Sapiro (2003), o processo de planejamento estratégico é de acordo com:
O gestor que sabe utilizar esses instrumentos de planejamento de forma coerente, adaptando-os a essa realidade e às suas necessidades, pode então obter uma excelente arma competitiva, agindo de maneira correta no momento adequado. Para utilizá-la eficazmente, é importante que os gestores conheçam bem cada um dos elementos do planejamento e suas funções, assim como as mudanças que estão ocorrendo no contexto competitivo, as quais estão influenciando na própria prática do planejamento e lançando alguns desafios para a sua gestão nas empresas. Um planejamento estruturado deve ter enfoque no momento atual, bem como no próximo desafio, podendo delinear o sucesso permanente das empresas, com maneiras de alcançar ou chegar o mais próximo do desejado.
O planejamento é mais do que necessário para as empresas hoje, mas para colocá-lo em prática de forma efetiva é preciso que o gestor conheça seus limites, sendo flexível o bastante para perceber que planejar nem sempre é o contrário de fazer. De certa forma acredita-se que o estudo sobre o papel do líder na elaboração de estratégias nas empresas pode contribuir para orientar tanto os executivos quanto fortalecer os conhecimentos teóricos da área aplicados à prática.