Estrutura e manutenção preventiva para postos de combustíveis

8 de agosto de 2014

Estrutura e manutenção preventiva para postos de combustíveis

Luiz Falat – Gerente da Briopreserve

A manutenção e preservação de um empreendimento como o posto de combustíveis vai muito além dos sistemas que envolvem a armazenagem e distribuição dos produtos. Neste caso, devemos lembrar que a distribuição a que nos referimos contempla apenas as linhas dispostas entre os tanques, as bombas e filtros de abastecimento.

O sistema de distribuição de combustíveis de um posto de abastecimento indubitavelmente necessita de manutenção periódica, uma vez que seu funcionamento está intimamente ligado a questões como vazamentos, rompimentos, aferições e desgastes na própria estrutura.

Nossa visão de manutenção do empreendimento não pode limitar-se somente ao sistema de distribuição de combustíveis, uma vez que essa é parte de uma estrutura maior, a qual compreende a distribuição, armazenagem, respiros de tanque, retentores de vapores e demais mecanismos de prevenção e contenção de danos ambientais.

A maioria dos empreendedores do ramo não dedica a atenção necessária para a manutenção dos equipamentos e mecanismos de contenção voltados à prevenção de danos ambientais. Pois bem, para quem descarta esse tipo de manutenção, alertamos que estudos demonstram que a realização da manutenção preventiva é 5 vezes menos onerosa ao empreendedor do que a correção de possíveis impactos e danos ambientais.

É nesse sentido que alertamos aos empreendedores acerca da importância da manutenção de mecanismos como pista de concreto impermeável, canaletas coletoras, sistema de separação de água e óleo (caixa separadora – SSAO), sump’s de bombas, filtro e tanques, spill’s de bocas de descargas, válvulas de respiros e poços de monitoramento.

A adoção de medidas preventivas quanto ao correto funcionamento dos equipamentos mencionados proporcionará ao empreendedor a tranquilidade necessária para o desempenho de sua atividade comercial, minimizando os riscos de possíveis danos ao meio ambiente.

Outras estruturas requerem atenção especial como, por exemplo, a área de lavação de veículos, a qual, estando em atividade sem os cuidados necessários (drenagem correta dos efluentes, utilização de produtos adequados, limitação física adequada) poderá transformar-se numa grande e preocupante fonte de contaminação.

Assim sendo, não podemos esquecer que tão importante quanto à realização de vendas saudáveis em seu empreendimento é não deixar que elas escoem pelo ralo da ausência da manutenção preventiva.

Nos próximos contatos tomaremos conhecimento de todos os mecanismos de contenção existentes no empreendimento, bem como das atitudes e providências a serem adotadas para o correto e pleno funcionamento, evitando, assim, futuros dissabores.

biodiesel_meio_ambiente