Faturamento das lojas de conveniência no País cresceu 11,5% em 2015

A nova lei de gestantes e lactantes
20 de julho de 2016
Reforma trabalhista vai prestigiar a negociação coletiva
22 de julho de 2016

Faturamento das lojas de conveniência no País cresceu 11,5% em 2015

Em recente publicação na Isto É on line, um dos setores que está conseguindo enfrentar a crise de cabeça erguida é o de Lojas de Conveniência. Com uma queda no varejo brasileiro, de 4,3% no faturamento, as lojas de conveniência do País registraram uma alta de 11,5% em 2015.

Ao todo, as lojas faturaram mais de R$ 6 bilhões – uma alta de 284% em dez anos. O desempenho do setor é um dos principais fatores que explica a disputa acirrada nas vendas de participações nas grandes redes distribuidoras de combustíveis, como a BR, da Petrobras, e a Alesat, que em junho foi vendida para a Ipiranga por R$ 2,1 bilhões.GRAFICO

“As lojas de conveniência já são a principal razão para o consumidor ir ao posto. Ele vai mais vezes para a loja do que para abastecer”, pontua o diretor de mercado do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom). “O segmento passa por uma consolidação, principalmente na oferta de alimentos. É um negócio importante que se tem tornado o foco das grandes redes”, completa.

De acordo com o anuário do setor, divulgado pelo Sindicom, o segmento de conveniência fechou o ano de 2015 com faturamento de R$ 6,8 bilhões. Ao todo, são mais de 7,3 mil lojas no País, sendo a Ipiranga, do grupo Ultra, a líder em número de estabelecimentos. Com a confirmação do negócio no último domingo, a empresa passará a ter cerca de 2.200 estabelec
imentos – 30% do mercado brasileiro.

A empresa também é líder em faturamento das lojas de conveniência, de acordo com o Sindicom. Foram R$ 1,8 bilhão em 2015. Já na Ale, que tem sua rede de revendedores focada na região Nordeste, o faturamento superou R$ 200 milhões.

A BR Distribuidora registrou faturamento de R$ 1,1 bilhão, mesma faixa da Raízen, que controla a marca Shell. A subsidiária da Petrobras está na relação de ativos cotados para desinvestimentos desde o último ano. A estatal avalia vender participações e até mesmo o controle da distribuidora de combustíveis. O processo, acelerado no último ano, foi preterido entre outros ativos na lista após críticas internas no conselho de administração quanto ao modelo proposto para a venda.

De acordo com o anuário, a categoria de serviços de alimentação representou 17,4% do faturamento das lojas. Ainda assim, a principal categoria de consumo das lojas é a tabacaria, com mais de 40% de participação nas vendas. Em segundo lugar, aparecem as cervejas (22%), as bebidas não alcoólicas (19%) e bomboniere (9,5%). “O segmento conveniência perdeu lares compradores (-13%), mas os lares mantidos aumentam a frequência no canal (+32,8%), gerando aumento no volume (+13,9%) e no gasto médio anual (+18,9%)”, indica o balanço do Sindicom.