Governo espera investimento de R$ 20 bi em portos até 2018, diz ministro

Petrobras fez provisão de R$ 353 milhões para acordos, diz Parente
16 de novembro de 2016
Novo ministro de MME será laureado em evento sucroenergético
18 de novembro de 2016

Governo espera investimento de R$ 20 bi em portos até 2018, diz ministro

Fonte: Folha de S. Paulo

17/11/2016 – O governo federal espera que o setor portuário receba investimentos de cerca de R$ 20 bilhões até 2018, disse nesta quarta-feira (16) o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

Ele afirmou que essa previsão inclui investimentos a serem realizados em 67 Terminais de Uso Privativo (TUPs) que o governo está analisando, além da prorrogação de contratos de arrendamentos e investimentos públicos em dragagem que, sozinhos, somam 1,1 bilhão até o fim de 2017.

Quintella participou nesta quarta de solenidade de assinatura da renovação antecipada de contratos de arrendamento do terminal de contêineres (Tecon) do porto de Salvador (BA) e do terminal de fertilizantes (Fospar) do porto de Paranaguá (PR), que juntos devem receber investimentos de R$ 849,5 milhões ao longo dos 25 anos da prorrogação do contrato.

O ministro disse que até 5 de dezembro um grupo de trabalho do governo federal com o setor privado apresentará um conjunto de propostas para desburocratizar os investimentos no setor. “A ideia é reduzir o tempo de análise e aprovação de novos investimentos no setor portuário”, disse.

Também presente na cerimônia, o secretário-executivo do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), Moreira Franco, disse que os editais do leilão dos aeroportos de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) serão publicados entre o fim de novembro e o começo de dezembro.

Seguindo o cronograma já definido pelo governo, o leilão dos terminais deve ocorrer 100 dias após a publicação do edital, ou seja, em março de 2017.