Em Lages, 83 colaboradores participaram do primeiro curso no dia 5 de julho, amanhã (19) outras duas turmas estão programadas
Desde o dia 3 de julho, o SINDIPETRO/SC já capacitou 208 colaboradores no Curso sobre Benzeno. A obrigatoriedade da qualificação está prevista na Portaria nº 1.109 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata sobre os riscos e exposição ao Benzeno, substância presente na gasolina. O texto da Portaria prevê que todos os colaboradores de postos de combustíveis, incluindo trabalhadores terceirizados das lavações, borracharias entre outros, terão obrigatoriamente que possuir a qualificação.
A obrigatoriedade passa a valer em setembro e as revendas que estiverem em desacordo estarão sujeitos as autuações e multas impostas pelos órgãos fiscalizadores. O SINDIPETRO/SC lembra, ainda, que no Estado de Santa Catarina os trabalhadores são obrigados a realizarem o curso de forma presencial.
Em Canoinhas, o curso foi realizado para 30 colaboradores, que mesmo com muito frio não perderam a animação na hora de adquirir conhecimento
Até agora foram realizadas qualificações nas cidades de Joinville, Lages, Canoinhas e Curitibanos. A aula tem duração de 4 horas, e, são oferecidas sempre duas turmas, matutino (8 às 12 horas) e vespertino (14 às 18 horas). Estão previstos cursos em outras 27 cidades.
As aulas abordam conteúdo definidos pela Portaria entre eles: os riscos de exposição ao produto, vias de absorção, sinais e sintomas da intoxicação, medidas de prevenção, o que fazer em caso de emergência, entre outros.
Informações e inscrições no telefone 0800 474 474 ou através do e-mail: administrativo@sindipetro.com.br
Confira abaixo a agenda dos próximos cursos.