Mobilização contra aumento dos impostos já começou em Joinville

Santa Catarina adere à campanha contra o aumento dos impostos
28 de julho de 2017
Saiu na mídia: Donos de postos de combustíveis protestam contra aumento dos impostos
1 de agosto de 2017

Mobilização contra aumento dos impostos já começou em Joinville

Proprietários de postos de combustíveis de Joinville já começaram a pendurar em seus estabelecimentos a faixa preta, em sinal de luto, contra o aumento dos impostos ocorrido no dia 21 de julho.

Com três metros e os dizeres: “Essa conta não é nossa. Não ao aumento dos impostos!”, 53% dos estabelecimentos associados ao Sindipetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina) em Joinville, aderiram à campanha nacional que acontece em 22 Estados, a partir de amanhã, 1º de agosto.

Além da faixa preta, os revendedores também estão afixando cartazes enfatizando que a revenda é contra o aumento dos impostos, e, que a culpa dos altos preços dos combustíveis deve-se ao atual sistema tributário. Revendedores de Jaraguá do Sul, Garuva, São Bento do Sul e outras cidades de Santa Catarina também estão aderindo à campanha.

Auto Posto Hemerocallis, na avenida Santos Dumont, exibe desde sábado faixa em protesto ao aumento dos impostos

Através de um decreto, o governo federal anunciou o aumento da alíquota do PIS/Cofins que incide sobre a gasolina e o diesel, passando de R$ 0,38 para R$ 0,79 o valor por litro no caso da gasolina e de R$ 0,24 para R$ 0,46 no diesel.

Desde o dia 21 de julho, os revendedores estão recebendo os combustíveis com os valores acrescidos de R$ 0,41 e R$ 0,22 para gasolina e diesel, respectivamente, gerando descontentamento entre os proprietários de postos e consumidores. Além disso, desde o aumento do imposto até essa terça-feira, 1º de agosto, a Petrobras elevou em 6,2% a gasolina, e, 7,4% o diesel na refinaria.

A campanha contra o aumento do imposto foi uma decisão tomada conjuntamente pelos presidentes dos sindicatos estaduais, durante encontro em Vitória (ES) entre os dias 20 e 21 de julho.