Nota SINDIPETRO/SC: Petrobras eleva preço da gasolina em R$ 0,10 centavos

Confira a 4ª Edição do Sindipetro Notícias
5 de abril de 2019
eSocial a importância de informar a capacitação dos seus colaboradores
8 de abril de 2019

Nota SINDIPETRO/SC: Petrobras eleva preço da gasolina em R$ 0,10 centavos

O SINDIPETRO/SC (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina) e os revendedores de combustíveis de Santa Catarina, assim como de todo Brasil, foram surpreendidos no início da noite desta quinta-feira, 4 de abril, com o anuncio de alta de 5,6% no valor da gasolina A pela Petrobras.

O aumento, que representa R$ 0,10 centavos no valor do combustível, começou a valer nesta sexta-feira, e, os donos de postos já receberam a gasolina, adquirida em maior quantidade para suprir o consumo do fim de semana, com o reajuste.

Só neste ano, o aumento da gasolina A na refinaria alcançou 28,3%, segundo dados da própria estatal. Foram 19 reajustes desde o início de 2019, chegando a R$ 1,9354. O atual valor é o mais alto desde 30 de outubro de 2018.

O SINDIPETRO/SC lembra que até chegar ao posto, o preço da gasolina sofre influência de diversos fatores: adição de etanol, impostos federais e estaduais que representam cerca de 45% do valor combustível, margem de lucro da distribuidora e frete. Fatores que fazem o preço da gasolina chegar ao posto com valor superior ao dobro do que quando saiu da refinaria.

Desde a mudança na política de preços da Petrobras, em julho de 2017, os revendedores vivem um momento delicado diante de tantas obrigações num cenário de incertezas do atual mercado de combustíveis.