Orientações para operação das lojas de conveniência em postos de combustíveis

Orientações aos postos revendedores de combustíveis quanto ao Coronavírus
18 de março de 2020
Orientações para concessão de férias durante decreto de emergência
18 de março de 2020

Orientações para operação das lojas de conveniência em postos de combustíveis

Compartilhar:

Srs. Revendedores

Com a decretação de situação de emergência em todo o território catarinense, para fins de prevenção e enfrentamento à epidemia da COVID-19, houve a proibição do funcionamento de comércio, academias e restaurantes.

Contudo, o Decreto 515/2020 dispõe que devem permanecer abertos os serviços considerados essenciais, a exemplo das atividades de distribuição e comercialização de gêneros alimentícios.

A loja de conveniência exerce atividade essencial para a população, de comercialização de alimentos. Portanto, não há impedimento de funcionamento, ao contrário, sobretudo às margens de rodovias.

As atividades de fornecimento de alimentos prontos, para consumo em casa, inclusive na modalidade delivery e take away, também estão permitidas.

Muitas lojas estão implantando o fornecimento de alimentos aos seus clientes, por encomenda.

Contudo, todas as atividades que se equiparam à restaurante, dentro das lojas de conveniência, devem ser suspensas.

O SINDIPETRO/SC, então, orienta que as lojas de conveniência isolem as áreas de alimentação (mesas), suspendendo o consumo interno.

Também recomendamos a suspensão das atividades de self-service, p.ex., o isolamento das estufas de alimentos prontos, para manuseio apenas por equipe treinada e com rigoroso cumprimento das orientações de segurança sanitária.

Recomendamos orientações e colaboração aos clientes para manuseio das geladeiras, freezers, para ampliar os cuidados contra a propagação do vírus.

Atenção para a manutenção da higiene dos banheiros.

Também recomendamos que os postos estejam sensíveis para as situações excepcionais que certamente ocorrerão. P.ex., o fornecimento de alimentação para caminhoneiros, trabalhadores, famílias, em tráfego nas rodovias. Estas situações excepcionais devem ser administradas sempre a partir da premissa do direito básico à alimentação x à saúde.

A suspensão tem prazo de 7 (sete) dias, a contar de 18.03.2020, até 24.03.2020 (terça-feira).

Os postos de combustíveis são obrigados a funcionar, no mínimo, de segunda-feira a sábado, de 06:00 às 20:00 horas, salvo outro horário que vier a ser estabelecido pela ANP – Resolução 41/2013.

Qualquer dúvida, favor contatar a equipe do SINDIPETRO/SC através do telefone (47) 3433-0932 ou no WhatsApp (47) 98847-9520.

Fale conosco
X