Parente reafirma que Brasil é prioridade para Petrobras

Estatal criada para administrar pré-sal terá mudança de perfil
11 de novembro de 2016
Dono da rede Ipiranga deve anunciar compra da Liquigás ainda esta semana
17 de novembro de 2016

Parente reafirma que Brasil é prioridade para Petrobras

O Globo

A Petrobras vai focar exclusivamente no Brasil pelos próximos cinco anos, disse ontem o presidente da empresa, Pedro Parente, em evento organizado pelo Bradesco, em Nova York. Em painel com investidores, Parente disse que a companhia foi vítima da Lava-Jato e que sua missão agora é retomar a confiança na empresa.
— Nos próximos cinco anos, vamos ficar focados no Brasil — disse o executivo. — Não vamos investir fora do país a não ser que esteja em um contexto de parcerias estratégicas.
O presidente da Petrobras afirmou que a empresa não se beneficiou com os esquemas da Lava-Jato e que tem ressaltado em conversas no exterior que a companhia não deve ser penalizada por isso.
— Foi uma gangue que se formou, com um número pequeno de executivos da companhia e um grande número de pessoas de fora — comentou Parente. — A pergunta é como seremos penalizados por sermos vítimas desse esquema na Corte nos Estados Unidos.
Questionado sobre quanto a empresa deverá pagar de indenização em uma ação impetrada por investidores na Justiça de Nova York, Parente disse que o Direito está do lado da Petrobras. No fim de outubro, a estatal anunciou que fechou acordo com quatro investidores para encerrar ações individuais nos Estados Unidos. Para isso, fez uma provisão de US$ 353 milhões em seus resultados financeiros do terceiro trimestre.
— Tivemos sucesso ao levar a discussão para a Corte de Apelação. Aceitaram nosso caso. Estamos em fase de audiências. Não será algo de dois ou três meses, vai ser demorado, mas temos a lei ao nosso lado. Fomos vítimas — comentou Parente.
O executivo disse que a companhia precisou mudar para ter a confiança de investidores restabelecida. Cinco comitês avaliam fornecedores antes de fechar um contrato, e todas as empresas passam por uma avaliação de antecedentes.
— Temos um conselho de administração em que sete dos dez integrantes são independentes. Havia comitês que passaram mais de cinco anos sem reunião e agora têm mais de uma por mês.