Percentual obrigatório de biodiesel no óleo diesel sobe para 13%

Petrobras anuncia novo reajuste: 5% na gasolina e 5% no diesel
1 de março de 2021
Por que o álcool subiu junto com a gasolina, se é nacional e sem petróleo?
2 de março de 2021

Percentual obrigatório de biodiesel no óleo diesel sobe para 13%

De acordo com o cronograma aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), do Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de 1º março de 2021, a mistura obrigatória de biodiesel no diesel B no Brasil passará de 12% para 13%. O resultado do L78 foi homologado dia 25/02/2021, na reunião da diretoria colegiada da ANP. As próximas evoluções da adição obrigatória deverão ocorrer em 1º de março de 2022, para 14%; em 1º de março de 2023, para 15% (limite máximo), de acordo com a Resolução, de 29 de outubro de 2018.

ANP homologa resultado do 78° Leilão

Os leilões de biodiesel visam à aquisição de biodiesel pelos adquirentes (refinarias e importadores de óleo diesel) para atendimento ao percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel e para fins de uso voluntário, cujo volume deve ser entregue pelas unidades produtoras de biodiesel.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) homologou os resultados do 78º Leilão de Biodiesel (L78). A lista que especifica as usinas vencedoras do certame – com os respectivos volumes e preços médios, foi publicada no site da agência reguladora.

O documento publicado pela ANP confirma integralmente o resultado que já era conhecido desde a Etapa 5 do certame em 08 de fevereiro. Ao todo, as 43 usinas que participaram do processo venderam um pouco mais de 1,3 milhão de m³ de biodiesel por aproximadamente R$ 6,15 bilhões.

Esse volume será usado pelas distribuidoras para atender à demanda da mistura obrigatória durante o segundo bimestre do ano. Nessa segunda-feira (01/03/2021), o B13 entra em vigor.

Uma cópia da homologação do L78 publicada pela ANP pode ser acessada aqui https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/distribuicao-e-revenda/leiloes-biodiesel/l78/l78-edital.pdf

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DO ESTADO DE SANTA CATARINA – SINDIPETRO/SC