Petrobras anuncia revisão nos preços dos combustíveis

Combustíveis terão preço de pauta reajustado em Santa Catarina
25 de janeiro de 2017
Prazo para entrega do RAPP começa hoje, Sindipetro elabora documento gratuitamente para associado
1 de fevereiro de 2017

Petrobras anuncia revisão nos preços dos combustíveis

A Petrobras informou na quinta-feira (26) a redução média de 1,4% no preço da gasolina e 5,1% no diesel nas refinarias. Os novos valores começam a ser aplicados já nesta sexta-feira (27). A medida faz parte de uma política de preços anunciada em outubro do ano passado.

A decisão, segundo a Petrobras, é explicada, principalmente, pelo efeito da valorização do real desde a última revisão de preços, e, por ajustes na competitividade da refinaria no mercado interno. Também está incluída na baixa, a redução dos preços dos derivados nos mercados internacionais, especialmente do diesel, que registrou uma elevação de estoques em função de um inverno menos rigoroso do que o previsto.

A revisão de preços é feita pela Petrobras pelo menos uma vez a cada 30 dias, o que garante, à empresa, a flexibilidade necessária para lidar com variáveis com alta volatilidade. Os novos preços continuam com uma margem positiva em relação aos preços praticados no mercado internacional, conforme princípio da política anunciada, e, estão alinhados com os objetivos do plano de negócios da Petrobras.

Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores.

Fonte: Agência Petrobras