Petrobras reduz preço de Diesel nas refinarias pela segunda vez no ano, mas alta é de 31% desde Janeiro

Não vou interferir, mas podemos mudar política de preços da Petrobras, diz Bolsonaro
9 de abril de 2021
Preço de Pauta se mantém o mesmo em SC
12 de abril de 2021

A Petrobras anunciou hoje sexta feira (9), a segunda redução do preço do diesel no ano. A partir de amanhã, o preço do combustível nas refinarias vai cair  para R$ 2,66 por litro. É uma redução de cerca de 3,2% ou  R$ 0,08 por litro.  Desde janeiro deste ano, o diesel acumula alta de 31,6%, como resultado de cinco altas e, agora, duas quedas.

O valor da gasolina não sofreu alterações.  A redução do diesel acontece na mesma semana em que a Petrobras anunciou alta de 39% para o gás canalizado, o que voltou a desagradar o presidente Jair Bolsonaro.

A Petrobras disse que os preços buscam equilíbrio com o mercado internacional e  acompanham as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio, para cima e para baixo. “Os reajustes são realizados a qualquer tempo, sem periodicidade definida, de acordo com as condições de mercado e da análise do ambiente externo”.

Isso possibilita a companhia competir de maneira mais eficiente e flexível e evita o repasse imediato da volatilidade externa para os preços internos. A estatal cita o bloqueio do Canal de Suez, “cujo efeito sobre os preços internacionais não impactou os preços de combustíveis no Brasil”.

A estatal disse ainda  que os preços praticados pela Petrobras, e suas variações para mais ou para menos associadas ao mercado internacional e à taxa de câmbio, têm influência limitada sobre os preços percebidos pelos consumidores finais.

Fonte – https://oglobo.globo.com/economia/petrobras-reduz-preco-de-diesel-nas-refinarias-pela-segunda-vez-no-ano-mas-alta-de-31-desde-janeiro-24963252

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DO ESTADO DE SANTA CATARINA – SINDIPETRO/SC