Preço da gasolina diminui em Joinville com etanol mais barato

ANP divulga nota sobre o que é gasolina formulada
19 de maio de 2016
“Com crise 14 postos de gasolina fecharam na Capital”, diz diretor do Sinpetro
27 de maio de 2016

Preço da gasolina diminui em Joinville com etanol mais barato

Portal G1

24/05/2016 – Joinville, no Norte catarinense, apresenta nos últimos dias uma queda no preço da gasolina. Segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás N14640968106450a398_l600atural e Biocombustíveis (ANP), a média em abril na cidade foi de R$ 3,45 o litro. Em um dos postos visitados pela RBS TV na segunda (23), o valor estava em R$ 3,25.

Segundo o Sindicato do Comércio Varejistas de Derivados de Petróleo (Sincombustível), o preço está mais baixo porque o valor do alcool anidro, ou etanol, está
mais barato. Na composição da gasolina, 27% é etanol.

“Nós estamos em pleno mês de safra e ele [etanol] caiu no mercado. Ele é uma commodity como qualquer produto agrícola e oscila o preço. Nosso valor de compra da distribuidora também caiu”, disse Sidnei Masiero, proprietário de um posto em Joinville.

Na semana entre 16 e 21 de maio, a média ficou em R$ 3,39 o litro. Conforme a RBS TV, em comparação com o valor de abril, para um carro para 55 litros, o motorista iria economizar ao todo R$ 3,35 ao encher o tanque.

A média atual de preço está igual à de dezembro de 2015. Mesmo assim, o consumidor ainda considera o valor alto. “Muito caro a gasolina, pelo o quanto está a inflação”, reclama um consumidor à RBS TV.

Procon também fez pesquisa

O Procon também avaliou os preços na cidade. Entre os dias 19 e 20 de maio, o preço mais baixo em 95 postos avaliados foi de R$ 3,17. O Procon ainda diz que houve uma queda de 2,93% no preço médio do litro de gasolina entre fevereiro e maio, e diminuição de 7,72% no preço médio do etanol.