Preço do etanol cai 1,6% em abril, de acordo com IPTC

Frentista reage a assalto e joga álcool em ladrão, que pega fogo ao atirar
11 de maio de 2016
Shell e Ipiranga investem em conceitos que vão além do abastecimento
25 de maio de 2016

Preço do etanol cai 1,6% em abril, de acordo com IPTC

Investimentos e Notícias

17/05/2016 – Segundo balanço do IPTC (Índice de Preços Ticket Car), o custo médio do etanol em abril teve queda de 1,6% em relação a março, encerrando o mês a R$3,28/L. A maior variação de preço por litro do combustível foi registrada no estado de São Paulo (-12,8%), que segue com o menor custo do país nas bombas (R$ 2,42).

O preço do Etanol também sofreu variações negativas em Minas Gerais (-9,48%), Paraná (-7,14%) e Rio Grande do Sul (-1,79%). Mesmo com a queda, o estado gaúcho segue com o litro mais caro do Brasil, a R$ 3,70. Já em Roraima, o custo subiu: 5,15%.

Gasolina

O IPTC registrou, em abril, aumento de 0,66% no custo médio por litro da gasolina, que encerrou o mês a R$ 3,87/L. A maior alta foi identificada no estado da Bahia (2,1%), seguido por Alagoas (0,39%).

Houve queda nos preços no Distrito Federal (-3,95%), no Amapá (-3,20%) e no Amazonas (-2,97%). O melhor preço por litro da gasolina foi identificado mais uma vez em São Paulo (R$ 3,57).

Para os consumidores que têm carro flex e preferem conferir qual o combustível mais vantajoso, o ideal é fazer o cálculo dividindo o preço do etanol pela gasolina. Se o resultado for menor ou igual a 0.70, é vantajoso abastecer com etanol. Se o resultado for maior, compensa economicamente abastecer com gasolina.

Sob essa metodologia, a gasolina é o combustível mais vantajoso economicamente em todo o país, com exceção a São Paulo.

Outros combustíveis

O Diesel e o Diesel S-10 custaram, respectivamente, R$3,19. Já o Gás Natural teve média de R$2,37/m³.

O Ticket Car consulta mais de 14 mil pontos credenciados à rede, em 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Abaixo, tabela para consulta em cada região.