Quem, ao entrar em um estabelecimento comercial, nunca se deparou com aquele famoso cartaz com um smile amarelinho e seu simpático sorriso, com os mais que conhecidos dizeres “Sorria, você está sendo filmado”.
O smile sorridente tem duas finalidades, a primeira é de inibir ou desestimular qualquer indivíduo mal-intencionado, e a segunda é informar que você é bem-vindo e pode ficar à vontade porque há alguém zelando pela sua segurança.
Quando um cliente entra em um estabelecimento comercial, ele está em busca de um produto ou um serviço, e necessita de agilidade e bom atendimento, então… Sorria!
O comerciante visionário treina sua equipe para estar apta a receber esses clientes da melhor maneira possível, mas é comum encontrarmos atendentes mal-humorados, que normalmente esquecem de oferecer um sorriso semelhante ao que está no cartaz estrategicamente exibido na entrada principal do estabelecimento.
Diante de um cenário de crescente e acirrada concorrência nos mais diversos tipos de comércios, com produtos similares, vendidos a preços equiparados e em condições de pagamento semelhantes, o bom atendimento passou a ser o fator decisivo para a conquista de novos clientes e sua fidelidade.
Não podemos esquecer-nos de ficar atentos quanto à educação, simpatia e ao bom humor, isto faz toda a diferença na hora em que o cliente vai escolher onde abastecer.
Quanto custa um sorriso?
Aprendemos a sorrir antes mesmo de conseguirmos pronunciar as primeiras palavras e até mesmo trocar os primeiros passos, por que quase sempre acabamos esquecendo quão simples e prazeroso é sorrir?
Na verdade, quem está sendo “filmado” pelos olhos e pela mente do consumidor é o atendente, o vendedor, o caixa, o empacotador, a secretária, a recepcionista, o garçom, o porteiro, o segurança, enfim, todos os que prestam algum tipo de serviço.
A necessidade de compra e a escolha do estabelecimento é algo simples, porém existe uma linha estreita entre este relacionamento de fidelidade ou não. O fato de não ser bem recebido pode, sem a menor dúvida, fazer com que o cliente decida não retornar e ainda falar para muitas pessoas que foi mal atendido.
Não esqueça, a primeira impressão é a que fica. Um sorriso não custa nada e contagia!