Segurança privada em postos de gasolina

Aumento de IPI de carro importado começa hoje
16 de dezembro de 2011
Em construção…
16 de janeiro de 2012

Segurança privada em postos de gasolina

O aumento da criminalidade tem obrigado empresários a adotar medidas que visam coibir a ação de bandidos em seus estabelecimentos. É comum que revendedores de combustíveis contratem serviços de segurança privada (vigilância).

Regulamentada por leis federais, essa atividade só pode ser exercida por empresas legalmente constituídas e devidamente autorizadas pela Polícia Federal (para consulta de regularidade, acesse o link http://www.dpf.gov.br/servicos/seguranca-privada/, no site da Polícia Federal).

O Posto Revendedor, diretamente, não pode exercer a atividade de vigilância. O exercício da profissão de vigilante é regulada pela Lei nº 7.102/83. Os profissionais de vigilância devem, obrigatoriamente, ser formados em cursos especializados, possuir CNV (Carteira Nacional de Vigilante) e passar por reciclagens periódicas.

O Posto Revendedor somente pode contratar diretamente vigia (vigia ≠ vigilante), encarregado por funções de observação e fiscalização. O vigia exerce atividade estática, não especializada, sem vigilância ostensiva (rondas, p.ex.), nem necessidade de preparação especial.

Ao contratar empresa de vigilância o revendedor deve tomar certos cuidados. Quem contrata serviço irregular é responsável pela contratação. Quaisquer lesões ou agressões, de quaisquer natureza ou conseqüências, poderão levar os contratantes a responderem civil e criminalmente (o contratante pode chegar a ser condenado co-autor de crime de homicídio, p.ex.).

No âmbito trabalhista e previdenciário, o contratante é responsável solidário. Significa dizer que, caso a empresa contratada deixe de adimplir os encargos trabalhistas, o Posto Revendedor, como contratante, pode ser responsabilizado. É o teor do enunciado 331 de Súmula do Tribunal Superior do Trabak: “(…) IV. O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica na responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços, quanto àquelas obrigações (…)”.

O que os sindicatos de combustíveis têm constatado é que existem no mercado um sem número de empresas de segurança privada irregulares e inidôneas.
Há notícias de empresas que deixam acumular créditos trabalhistas propositadamente.

Quando atingem um valor considerável, estas empresas fecham suas portas e desaparecem. Então, o revendedor é demandado na Justiça do Trabalho para arcar com os encargos trabalhistas acumulados pela contratada.

Portanto, nossa recomendação é de que, antes de contratar o serviço de vigilância, o Posto pesquise a solidez e seriedade da empresa contratada para fazer a sua segurança e do seu patrimônio. Desconfie de preços incompatíveis com o custo real do serviço.

Além de consultar a Polícia Federal, exija contato direto com o contador responsável, para que este lhe forneça com regularidade as certidões negativas perante a Receita Federal (Contribuições Sociais) e a Caixa Econômica Federal (FGTS).

Alfredo Alexandre de Miranda Coutinho e Alam Mafra – Assessoria do SINDIPETRO
Advogado – OAB/SC 1.928 / Advogado – OAB/SC 30.316