Pensando na comodidade de seus associados e também dos revendedores de combustíveis do Planalto Norte e região, o Sindipetro oferece, durante o mês de março, cursos de NR 20 nas cidades de Itaiópolis, Papanduva e Mafra.
Em Itaiópolis a qualificação ocorre entre os dias 14 e 16 de março na CDL e Associação Empresarial. Serão ministrados cursos básicos, completo e de reciclagem. Na sequência, no dia 21 de março, os funcionários dos postos de combustíveis de Papanduva terão a oportunidade de participarem dos cursos: básico e de reciclagem, na CDL.
Por último, entre os dias, 22 e 24 é a vez dos profissionais de Mafra receberem as orientações. Serão oferecidos cursos básico, completo e de reciclagem, as aulas também acontecem na CDL do munícipio.
Informações sobre as aulas nas três cidades podem ser obtidas através do email: atendimento@sindipetro.com.br ou ligando gratuitamente para 0800 474 474. O Sindipetro, ainda disponibiliza o telefone (47) 3433-0932 para contato.
Saiba mais sobre a NR 20
A revisão da NR 20 (Norma Regulamentadora nº 20), chamada também de Segurança e Saúde no Trabalho com Líquidos Inflamáveis e Combustíveis foi publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e está em validade em todo Brasil desde o dia 6 de março de 2012.
A norma prevê prazos e obrigações para toda a cadeia de combustíveis: exploração, refino, distribuição e revenda. Os postos de combustíveis tem a obrigação de oferecer aos seus empregados três cursos de capacitação, além de elaborar um projeto de instalações em que sejam contemplados os aspectos de saúde, segurança e meio ambiente. Tudo isso devidamente documentado e arquivado.
Conforme a NR 20, o curso deve ser pago pelo empregador e o mesmo deve ser realizado no horário de trabalho dos funcionários. Os trabalhadores que participam dos treinamentos recebem certificados e precisam passar por novo curso a cada dois ou três anos, dependendo do realizado anteriormente.
O não cumprimento das exigências previstas na NR 20 podem gerar multas que são aplicadas de acordo com o número de funcionários, visto que são eles os principais afetados pelo não cumprimento das normas e pela quantidade de itens da NR 20 não atendidos. Para cada requisito da norma, haverá uma multa especifica que somadas poderão ultrapassar 250 mil reais.