Utilização de EPI’s em postos de combustíveis

5 de abril de 2015

Utilização de EPI’s em postos de combustíveis

advogado2

TrabalhadoEPIres nos postos de combustíveis devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI). Muitos empregadores ignoram esta obrigação, mas ela existe e é fiscalizada. A NR6 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) impõe às empresas o fornecimento gratuito aos empregados de EPI adequado ao risco a que estes estejam expostos.  Os equipamentos devem estar em perfeito estado de conservação e funcionamento e devem ser oferecidos sempre que não haja completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho. O MTE fiscaliza o cumprimento da NR6. Caso seja constatado que a empresa não fornece os equipamentos, está sujeita à aplicação de multa, que varia de acordo com a irregularidade constatada. Além de fornecer, cabe ao empregador exigir que o funcionário use o EPI. O fornecimento deve ser documentado, por meio de livro, ficha ou sistema eletrônico. Os EPI’s devem ser aprovados pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho. Os empregados devem utilizar o EPI adequadamente, conforme instruções do empregador. Os fiscais do MTE em Santa Catarina têm fiscalizado o fornecimento e uso dos EPI’s. Sugerimos aos revendedores que observem essas disposições, para não correrem o risco de autuação por parte do Ministério do Trabalho. Forneçam para seus frentistas, lavadores e lubrificadores botas de borracha, aventais impermeáveis e luvas ou cremes específicos para as mãos e exijam a utilização. Além de evitar transtornos para a empresa, o uso desses equipamentos pode salvar a vida do trabalhador em caso de acidente.